Perguntas mais frequentes

P) Em que braço uma pessoa canhota deve colocar o Tefilin?

R) Do mesmo modo que uma pessoa destra coloca o Tefilin sobre seu braço “mais fraco”, o esquerdo, o canhoto deverá colocá-lo sobre seu braço “mais fraco”, isto é, o direito.

P) Se a pessoa for ambidestra, em que braço deverá colocar o Tefilin?

R) Como cada caso é único, nesta situação convém consultar seu Rabino local. Se uma autoridade competente não estiver imediatamente disponível para responder, a regra geral é que a mão “mais forte” (no que diz respeito à colocação do Tefilin) é aquela com que você escreve. Se uma pessoa ambidestra escreve com a mão direita, deverá colocar o Tefilin sobre o braço esquerdo, e vice-versa.

P) O que acontece se o braço “mais fraco” (aquele sobre o qual normalmente coloca-se Tefilin) estiver engessado, enfaixado ou algo assim? Similarmente, o que acontece se a cabeça estiver enfaixada ou coberta por algo que não possa ser removido?

R) Embora os Tefilin devam ser geralmente colocados sobre o braço nu e sobre a cabeça sem que nada se interponha, neste caso você poderá atar a caixa dos Tefilin ao antebraço ou à cabeça como usualmente, e enrolar as tiras sobre o gesso ou a atadura.

P) Se alguém não tiver o braço “mais fraco”' sobre o qual colocar os Tefilin, pode colocar apenas o Tefilin da cabeça?

R) Sim. Ele pode colocar apenas o Tefilin da cabeça. O Tefilin da mão e o Tefilin da cabeça dizem respeito a duas mitsvot diferentes. Antes, de colocá-lo sobre a cabeça, deverá dizer duas bênçãos: a bênção usual “leaniach Tefilin” (colocar Tefilin) e a bênção “al mitsvat Tefilin” (sobre a mitsvá de Tefilin). A mesma lei se aplica, por algum motivo qualquer, você possui apenas o Tefilin da cabeça, e não o Tefilin da mão. Coloque o que tiver.

P) Se, por causa de algum ferimento, não for possível colocar o Tefilin da cabeça, deve-se colocar mesmo assim o Tefilin da mão?

R) Sim. Como já acima mencionado, trata-se de duas mitsvot distintas, e deve-se colocar apenas um deles quando não for possível usar ambos. Neste caso, quando você puder usar apenas o Tefilin da mão, deverá recitar somente a bênção usual, “Leaniach Tefilin”.

P) O que acontece se você coloca seus Tefilin e se dá conta de que se esqueceu de recitar as bênçãos? Pode recitá-las então?

R) Sim. Enquanto os Tefilin ainda estiverem colocados, você poderá recitar as bênçãos.

P) O Tefilin da mão deve ser colocado antes do Tefilin da cabeça. O que acontece se, por engano, você tirou antes de sua bolsa apropriada o Tefilin da cabeça? Deve continuar e colocá-lo primeiro?

R) Ele deverá ser posto de lado. Tire de sua bolsa o Tefilin da mão e coloque-o; depois coloque o Tefilin da cabeça.

P) O que devo fazer se, acidentalmente, meus Tefilin caíram no chão?

R) Se os Tefilin não estavam protegidos em suas caixas, assegure-se primeiramente de que suas bordas e cantos não foram danificados. Em gerações anteriores, muitas pessoas jejuavam como expiação por ter deixado que os Tefilin caíssem. Nos dias de hoje, costuma-se substituir o jejum por tsedacá extra. Ela deverá ser dada mesmo se os Tefilin caíram quando estavam em sua caixa.

Mande sua pergunta para o: meutefilin@meutefilin.org.br e ficaremos gratos em respondê-la.
Encomende o seu Tefilin

Um projeto

Shluchim Office Sinagoga Morumbi
Tefilin