Leis

Algumas Leis Referentes aos Tefilin

1- Um menino judeu, ao completar treze anos de idade, é considerado uma pessoa adulta. Ele então se torna Bar Mitsvá, significando que deve viver conforme as leis e costumes de Israel. É costume iniciá-lo na prática de colocar os Tefilin algumas semanas antes da data exata de seu aniversário. Pelo costume Chabad inicia-se a colocação dos Tefilin exatamente dois meses antes do 13º aniversário (de acordo com o calendário hebraico). Depois de praticar um mês sem pronunciar a bênção, começa-se a recitá-la.

2- Ao comprar um par de Tefilin, deve-se ter o cuidado de adquiri-lo de pessoa confiável, a fim de ter certeza de que os Tefilin foram escritos à mão por um Sofêr (escriba) devidamente qualificado. Aqueles produzidos sem os requisitos especificados pela nossa Lei não devem ser usados.

3- Os Tefilin devem ser colocados nos dias de semana e não podem ser colocados em Shabat e Yom Tov (inclusive Chol Hamoêd, pelo costume Chabad).

4- Os Tefilin devem ser colocados antes de começar a Prece Matinal, para que estejam sobre a pessoa ao recitar a leitura do Shemá.

Pode-se colocar os Tefilin a partir do momento em que seja possível - numa distância de aproximadamente dois metros e apenas com a luz natural - reconhecer a fisionomia de algum conhecido.

Entretanto, se por algum motivo foi impossível fazê-lo de manhã, ainda podem ser colocados mais tarde durante o dia, mas não após o pôr-do-sol.

5- As tiras tanto do Tefilin da mão quanto do Tefilin da cabeça devem sempre ser colocadas com o lado preto voltado para cima.

6 - Durante o ato de colocar Tefilin não se deve interromper o procedimento por conversa ou gesto. A única interrupção permitida é responder Amên quando ouvir alguém fazendo a bênção sobre Tefilin. Se uma interrupção não autorizada for feita, a bênção Al Mitsvat Tefilin deve ser dita ao colocar o Tefilin da cabeça.

7- Os Tefilin devem ser colocados sobre o braço e a cabeça nus, sem obstáculos, sendo que a Kipá e/ou chapéu são afastados um pouco para trás. Quando usar uma camisa de manga comprida, esta deve ser enrolada para cima; assim o Tefilin ficará em contato direto com o braço.

8- Se por algum motivo for impossível colocar o Tefilin da mão, o Tefilin da cabeça deve ser colocado, e vice-versa. Em cada um dos casos, a respectiva bênção é recitada.

9- Exige-se que a pessoa esteja constante e respeitosamente consciente dos Tefilin quando os estiver usando. Por isto deve-se tocar nos Tefilin, beijando-os em certas partes da Prece Matinal. Toca-se no da mão ao dizer "E os atarás como sinal em tua mão", e no da cabeça ao dizer "E serão Tefilin entre os teus olhos".

10 - O corpo deve estar limpo quando colocamos Tefilin. Antes de colocá-los, assegure-se de que você não precisará ir ao banheiro.

11- Se, durante o uso dos Tefilin, você precisar ir ao banheiro, tire-os e depois os coloque de volta, recitando a bênção outra vez. Porém, se forem retirados por outro motivo, quando colocados de volta não haverá necessidade de recitar a bênção novamente, a não ser que tenham se passado duas a três horas.

12 - Não se deve sentar para comer usando os Tefilin, embora seja permitido beber (rapidamente) um refresco.

13- É costume remover os Tefilin somente após a conclusão de todo o Serviço Matinal. De qualquer forma, eles não devem ser tirados antes de terminar a prece Uvá Letsion.

Em Rosh Chôdesh, os Tefilin são tirados antes de Mussaf.

14- Quando o Talit é usado durante a prece, deve ser colocado primeiramente, e depois os Tefilin; mas quando a prece é concluída, os Tefilin são tirados em primeiro lugar e o Talit, por último.

15- Em Tish'á Beav, data da destruição do Primeiro e Segundo Templos de Jerusalém, os Tefilin não são colocados para a Prece Matinal, mas sim para a Prece Vespertina (Minchá).

16- Os Tefilin devem ser manuseados com a devida reverência. Se caírem acidentalmente, uma expiação é requerida na forma de jejum ou tsedacá (caridade). Neste caso, um rabino deve ser consultado para saber como proceder.

17- Disseram nossos Sábios: "Aquele que observa cuidadosamente o mandamento de Tefilin todos os dias merece vida longa e o Mundo Vindouro".

Cuidados especiais:

Quando não estão sendo usados, os Tefilin devem permanecer em sua bolsa, dentro de suas caixinhas especiais.

Os Tefilin são usados para uma finalidade sagrada, portanto devem ser tratados com o devido respeito. Assim, é impróprio levá-los ao banheiro.

Em lugares públicos, nos quais você tem medo de que os Tefilin possam ser roubados ou trocados por outros, se deixados sozinhos (como num aeroporto, onde não há um lugar seguro para deixar a bolsa dos Tefilin), você pode entrar no banheiro com eles. A bolsa dos Tefilin deve estar dentro de outra bolsa, ou coberta com sua jaqueta, capa ou outra vestimenta, de modo que os Tefilin estejam protegidos por duas coberturas.

Verificação dos Tefilin

Os Tefilin usados diariamente são considerados casher (aptos). Contudo, pode ocorrer que os trechos escritos contidos nas caixinhas se estraguem pelo suor, e portanto é recomendável proceder uma verificação de vez em quando. Para tanto, os Tefilin devem ser encaminhados a um Sofêr (escriba) especializado e competente. É recomendável fazer uma verificação uma vez por ano, de preferência no mês de Elul.

Se os Tefilin ficarem em lugar úmido, devem ser verificados antes da próxima vez que forem colocados.

Encomende o seu Tefilin

Um projeto

Shluchim Office Sinagoga Morumbi
Tefilin