Como

Este procedimento não leva mais que
5 minutos.

Como colocar os Tefilin

O procedimento de colocação dos Tefilin (conforme o costume Chabad) é como segue:

1. A pessoa deve estar de pé.

2- Retira-se da bolsa primeiramente o Tefilin da mão

3- O Tefilin deverá ser colocado na mão esquerda (a mão fraca), com exceção aos canhotos, que devem colocar no braço direito. Coloca-se o cubículo do Tefilin sobre o bíceps (músculo) superior do antebraço esquerdo, ajustando-o de maneira que a caixa fique encostada junto ao coração. Deve-se tomar cuidado para que a alça de couro pela qual a tira é passada fique acima da caixa. O Tefilin deve estar um pouco inclinado contra o corpo, de modo que, com o braço estendido para baixo, o cubículo esteja realmente voltado para o coração.

4- Deve-se cuidar para que o nó em forma de "Yud" esteja sempre bem encostado à caixa do Tefilin da mão.

5- Ao iniciar a colocação do Tefilin na mão, deve-se atentar para que a passagem por onde a correia atravessa o cubículo esteja na parte superior do braço, estando assim o cubículo abaixo da correia, e não ao contrário.

6- Antes de apertar a tira, recita-se a bênção:

Baruch Atá A-do-nai, Elo-hê-nu Mêlech haolam, asher Kideshánu bemitsvotav, Vetsivánu Lehaníach tefilin.

Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou colocar tefilin.

7- Após ter dito a benção, aperta-se a correia dentro do nó (cumprindo assim a Mitsvá de "as amarrarás como um sinal em tua mão").

8- Afixa-se o Tefilin de modo que o braço já esteja circundado por uma volta da correia. Nosso costume é de enrolar a correia mais duas vezes sobre a passagem por onde ela atravessa o cubículo (de modo que forme a letra "Shin", a primeira do nome Divino "Sha-dai").

9- Prossegue-se então pelo braço, onde se dão sete voltas (a última delas em forma perpendicular, resultando assim a letra "Dalet", a segunda do nome "Sha-dai", cuidando para que o lado negro das correias fique no exterior.

10- O resto da tira é enrolados na palma da mão.

11- Não se deve fazer qualquer interrupção, seja falar ou gesticular, desde o início da colocação do Tefilin no braço até o final da colocação do Tefilin na cabeça. Caso tenha interrompido, se isso ocorreu após a bênção e antes do início da colocação do Tefilin da mão, deve-se voltar a dizer a bênção de "Lehaniach Tefilin"; mas se a interrupção ocorreu após o início da colocação do Tefilin no braço (e somente se esta interrupção não foi por assuntos referentes ao Tefilin), então termina-se a colocação no braço e recita-se a seguinte bênção após colocar o Tefilin da cabeça, antes de ajustá-lo:

Baruch Atá A-do-nai, Elo-hê-nu Mêlech haolam, asher Kideshánu bemitsvotav, Vetsivánu al mitsvat tefilin.

Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sobre o preceito de tefilin.

12- Imediatamente pegue o Tefilin da cabeça, colocando-o de maneira que a caixa descanse acima da testa, o nó pousando logo acima do pescoço, acima da protuberância occipital, devendo ser regulado para que o Tefilin fique fixo. A aresta inferior da caixa não deve descer abaixo das raízes dos cabelos; deve ficar centrada num ponto bem no meio entre os olhos.

13- Ajustam-se as correias ao redor da cabeça, de modo que o Tefilin fique firmemente ajustado. As duas correias que saem do nó devem ser passadas pelo costado do pescoço para que caiam perpendicularmente por sobre a frente da pessoa que as coloca.

14- Tendo assim ajustado o Tefilin da cabeça, agora desenrole a tira que envolve a palma, para dar três voltas em torno do dedo médio (formando a letra Dalet): a primeira, na falange inferior (junto da palma); a segunda, na falange do meio e a terceira, novamente na falange de baixo. O restante da tira é então enrolado na palma da mão (fazendo um nó no final).

15- O primeiro trecho do Shemá é o mínimo obrigatório que deve ser recitado com os Tefilin. A prece completa encontra-se no Sidur, Livro de Orações.

Como retirar os Tefilin

O procedimento para a remoção dos Tefilin é como segue:

1- A pessoa deve estar em pé.

2- Primeiro o dedo médio é libertado, desenrolando a tira que o envolve (a extensão da tira resultante deve ser enrolada na palma).

3- Depois, o Tefilin da cabeça é retirado com a mão esquerda, dobrado e colocado na sacola.

4- Finalmente o Tefilin da mão é retirado e guardado. É costume colocar o Tefilin da cabeça no lado direito, e o da mão no lado esquerdo da sacola.

Aproveite este momento !

Não se esqueça de que é um momento seu com o Criador e também um momento de reflexão.

Encomende o seu Tefilin

Um projeto

Shluchim Office Sinagoga Morumbi
Tefilin