O que ?

O termo Tefilin é reminescente da palavra Tefilá (prece).

Consiste em duas pequenas caixas quadradas, de couro de um animal casher (permitido para consumo). Devem formar um quadrado perfeito e as tiras de couro devem ser pintadas de preto, sem qualquer falha. Dentro de cada caixa encontram-se escritos em pergaminho (que também é feito de um animal casher) quatro parágrafos da Torá.

A Torá apenas nos diz que devemos "amarrá-los sobre a mão e devem ser como lembrança entre os olhos". Os detalhes de como devem ser escritos, preparados e encaixados foram transmitidos através da Tradição Oral, a partir de Moshê (Moshé), que recebeu todos os detalhes do procedimento diretamente de D'us, até que foram anotados pelos sábios na Mishná, no Talmud e no Shulchan Aruch, para que não fossem esquecidos.

As caixinhas são chamadas de "da cabeça" (shel rosh) e "da mão" (shel yad).

A caixinha "da mão" é colocada sobre o braço esquerdo de maneira a ficar encostada junto ao coração, sede das emoções, com a correia de couro suspensa sendo enrolada na mão esquerda, bem como no dedo médio. Tem uma única divisão com as passagens da Tora escritas em um só pergaminho.

A caixinha da cabeça" é colocada acima da testa, de maneira a pousar sobre o cérebro. Contém quatro divisões, com quatro pergaminhos, sendo que cada um contém uma passagem da Torá.

Conteúdo

Os quatro parágrafos da Torá que se encontram dentro dos Tefilin são:

  1. Shemá Israel - Proclama a Unidade Divina, base fundamental da fé judaica: descreve a ordem Divina de colocar os Tefilin sobre a mão e sobre a cabeça.
  2. Vehayá Im Shamoa - Expressa a promessa de D'us, sobre a recompensa que nos espera pela observância dos preceitos da Torá, e o aviso da retribuição pela desobediência aos mesmos.
  3. Cadêsh Li - O dever de Israel sempre relembrar a redenção da escravidão no Egito.
  4. Vehayá Ki Yeviachá - Recorda o dever de cada pai judeu tem de ensinar a seus filhos todos estes temas.

Encomende o seu Tefilin

Um projeto

Shluchim Office Sinagoga Morumbi
Tefilin