Quem somos

O Tefilin Bank

Faz parte da campanha internacional do Tefilin, iniciada em 1967, com o fim de influenciar e auxiliar cada judeu homem acima do Bar Mitsvá a cumprir este mandamento tão especial de colocar Tefilin.

Em homenagem ao 40º ano, a Sinagoga do Morumbi fundou o “Meu Tefilin”, filiado ao ‘‘International Tefilin Bank”, fundado em 2003, nos Estados Unidos, com a finalidade de possibilitar a cada judeu brasileiro que necessite, obter seu próprio par de Tefilin por um custo mínimo.

Como começou?

Em junho de 1967, a nação judaica esteve, novamente, num terrível perigo. Os Estados árabes vizinhos, liderados pelo Egito e com o suporte dos soviéticos, estavam apertando o cerco e ameaçando aniquilar o jovem Estado de Israel. Previam ter uma vitória fácil. O governo de Israel temia um outro holocausto no horizonte.

Um líder judeu permaneceu firme e confiante. O Rabino Menachem Mendel Schneerson, o Rebe de Lubavitch, de abençoada memória, falou publicamente e assegurou-se de que sua mensagem seria transmitida em Israel: D-us faria grandes milagres para Seu povo e os protegeria. No mérito do Tefilin, o inimigo daria meia volta com medo e fugiria.

A prática de colocar os Tefilin, naquele época era a mais baixa de todos os tempos. Os rituais haviam saído de moda, tendo em vista o clima de conformidade que a era da Guerra Fria havia impregnado. Então começou uma urgente campanha para que os judeus de todos os lugares usassem Tefilin. Homens de negócios arregaçavam as suas mangas nas ruas, os estudantes, nas faculdades e, é claro, os soldados, no exercito israelense.

O resto é história: o inimigo rapidamente bateu em retirada e se rendeu a um cessar-fogo após somente 6 dias de batalha. O orgulho judeu levantou vôo como um foguete, e um renascimento do Judaísmo, de Torá e Mitsvot, ocorreu em Israel, no Ocidente e até mesmo na Rússia.

Hoje, judeus de todos os tipos podem ser vistos colocando Tefilin todas as manhãs – alguns durante uma hora inteira de orações, outros, durante os cinco minutos que leva para colocá-los, dizer o Shemá e tirá-los novamente. Afinal, estes cinco minutos podem ser o suficiente para fazer um mundo melhor.

Junte-se a essa poderosa corrente encomendando já o seu Tefilin.

 

Encomende o seu Tefilin

Um projeto

Shluchim Office Sinagoga Morumbi
Tefilin