Significado

A Torá descreve o Tefilin como um sinal de envolvimento do indivíduo expressando seus sentimentos básicos de identificação e valores judaicos.

Os Tefilin são colocados no braço, junto ao coração, e sobre a cabeça, simbolizando a ligação dos poderes emocionais e intelectuais a serviço de D'us.

As tiras, estendendo-se do braço para a mão e da cabeça às pernas, significam a transmissão da energia intelectual e emocional para as mãos e os pés, simbolizando sentimento e ação.

Outros significados

O livro Zôhar diz que, ao amarrar osTefilin, " amarra-se o instinto maligno" da pessoa. Daí a sua colocação no lado esquerdo, lado mais fraco. Assim o braço não está mais livre para mover-se contra a vontade de D'us. As correias atadas envolvendo o braço com os conceitos enunciados nos Tefilin, são para lograr que o ser humano alcance o nível predisposto de "Amarás a D'us com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força", conforme o Shemá Israel, presente nos Tefilin.

As sete voltas

A cabeça deve comandar o coração. O coração é considerado o centro das emoções, que são divididas em sete tipos, dentre as quais amor, temor e piedade.

As três voltas no dedo médio

Um dos simbolismos dos Tefilin é a devoção e afeição entre D'us e Israel, que são citados como noivos. Assim, as voltas em torno do dedo simbolizam uma aliança e uma tríplice referência ao noivado de D'us com Israel.

As duas tiras que pendem

Significam a influência da cabeça sobre o resto do corpo, em seus lados direito e esquerdo. As duas tiras são a continuidade da tira que circunda a cabeça e que começa a se ramificar a partir de um nó especial na parte de trás, que é o ponto de encontro entre o cérebro e o cerebelo, bem como o começo da espinha.

Tudo isto indica que, assim como fisicamente o cérebro é o centro nervoso mais vital e que controla o corpo todo, também espiritualmente o intelecto serve para guiar toda a vida do judeu; o corpo, com todos os seus membros e órgãos, deve estar a serviço dos mandamentos Divinos diariamente.

Encomende o seu Tefilin

Um projeto

Shluchim Office Sinagoga Morumbi
Tefilin